domingo, 2 de outubro de 2011

[TECNOLOGIA] Brasileiros transformam paredes e vidros em telas sensíveis ao toque.

Empresa sediada no Rio de Janeiro desenvolve tecnologia desde 2008. Diferente do iPad, tela sensível ao toque capta movimentos por câmera.


Um grupo de engenheiros brasileiros de 27 anos desenvolveu uma solução alternativa às telas sensíveis ao toque, mais simples e mais barata. Diferentemente de equipamentos como o iPad, quem detecta os toques na própria tela, essa tecnologia capta os movimentos do usuário por meio de uma câmera.

"A forma de interação do iPad e da nossa solução é a mesma. O que muda é como os comandos são detectados", explica Rafael Amaro, um dos sócios da empresa ICE Interactive, que está incubada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A tecnologia já foi aproveitada em shoppings e museus do mundo todo. "Umas das aplicações mais comuns são os pisos interativos em centros comerciais", conta Amaro. Por utilizar uma webcam, o conteúdo pode ser projetado em paredes, mesas, vitrines e até mesmo no chão. "A câmera fica focada onde a pessoa vai interagir. Ou seja, tudo o que ela fizer, será capturado. Por isso, o material da tela pode ser qualquer coisa".


No entanto, há restrições. Na parede ou em um piso, por exemplo, o controle dos movimentos é apenas gestual. Já em telas de acrílico, é possível clicar e enviar comandos como em um computador. Nesses casos, é utilizado um projetor. A tela LCD de TV, por exemplo, também é uma alternativa. "Elas não precisam do projetor porque a imagem já está na tela".

Fonte: G1/Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário