domingo, 4 de setembro de 2011

[TECNOLOGIA] Zambezi-FX começarão a ser enviados na próxima semana e terão canais de memória de 72 Bits.


Após muita espera, parece que estamos realmente próximos de um dos lançamentos mais aguardados dos últimos tempos, o do Bulldozer. Segundo as ultimas informações, ele começaria a ser enviado para os revendedores e parceiros a partir da próxima semana, onde os parceiros mais próximos já o teriam em mãos. Além de estipular o fim dos atrasos, isso dá ainda mais força para a ultima data conhecida que é de 19 de setembro.



Além disso, surgiram também alguns novos detalhes destes cpus. Segundo slides da AMD, seus canais de memória deverão ser de 72 Bits(contra 64 Bits de qualquer plataforma atual) e ele possuirá um total de quatro links Hyper Transport, igualando assim a plataforma de servidores e dobrando a atual AM3. 



Como sabemos, suas demais especificações não são nada modestas onde existirão processadores de até oito núcleos com 16MB de cache e com um pacote completo de instruções com tudo que existe de mais atual como SSE4.2, AVX, AES, FMA4 e XOP. Os modelos mais poderosos terão um bom clock padrão ( acima de 3.4GHz) e suporte para Turbo Core 2.0 que em alguns casos elevará seu clock para mais de 4GHz. 




Porém, infelizmente nem todas as informações são boas. Segundo as fontes de nossos colegas do Fudzilla.com, estes processadores teriam IPC( Instructions per cycle) menor que a segunda geração Core I7 da Intel, ou seja, inferior ao núcleo Sandy-Bridge. Por causa disso, a AMD estaria apostando no seu famoso custoXbenefício posicionando estes processadores em preços bastante agressivos e balanceando esta falta de desempenho/núcleo oferecendo vários núcleos. Em curto-prazo, poderá ser bom para nossos bolsos, mas, a médio/longo prazo será péssimo para a AMD e para nós pois, dificilmente com este IPC, ela terá algo a altura para competir com os Sandy Bridge-E e com o Ivy Bridge que terão IPC ainda maior que o dos atuais Sandy Bridge. 



Para finalizar, seguem mais alguns slides do que podemos esperar desta nova arquitetura. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário