quinta-feira, 23 de junho de 2011

[NOTÍCIA] Kojima fala sobre a globalização dos jogos !!

Hideo Kojima falou em uma entrevista para a revista Famitsu sobre a globalização dos games. O criador de Metal Gear Solid começou criticando os produtores japoneses que tentam ocidentalizar os seus jogos, perguntando, "Precisamos realmente obter sucesso mundial?"


"Todos falam do Ocidente, mas ninguém pensa no que realmente tem de ser feito para obter sucesso. Ficamos obcecados quando pensamos em antigos sucessos mundiais com os jogos e anime, mas nenhum desses sucessos tem importância atualmente. É difícil sentir isto quando se está no Japão, mas existe uma lacuna a se abrir entre o Ocidente em termos de pureza de qualidade."

Qual a solução então? Kojima responde. "Existem muitos produtores com talento no Ocidente, mas não se pode contratá-los a não ser que se gaste dinheiro... é a diferença entre aquilo que se paga a uma estrela de Hollywood e uma estrela dos filmes japoneses." A diferença de gostos que existem entre o Japão e Ocidente também são importantes para Kojima.

"Explicando de uma forma extrema, os americanos gostam de jogos em que se tem uma arma e se dispara contra Aliens. Se não percebe porque razão isso é divertido, então não devia fazer jogos para o mercado mundial."

"Os japoneses podem dizer 'Porque razão Aliens', mas os americanos contra atacam dizendo 'O que são estes jogos com rapazes com um ar feminino lutando no Japão com espadas gigantes? Não é uma surpresa que a audiência alvo para muitos jogos está ficando tão compartimentalizada."

Fonte: SussuWorld



Geek Garagem: Concordo com ele, o que a indústria japonesa de games precisa não é produzir jogos ocidentalizados, mas sim, fazer o mesmo que o ocidente fez no Japão, ou seja, fazer com que seus games consigam atrair o interesse dos ocidentais.

Ocidental Vs Oriental


Atualmente essa tendência de ocidentalizar as produções japonesas vem atuando mais de forma negativa que positiva.  Vemos o exemplo que mais causou polemica, Devil May Cry, o reboot foi planejado justamente para fazer o protagonista agradar mais o publico ocidental, agora ai esta uma coisa que eu não entanto, Dante era um personagem que justamente se enquadrava no perfil de herói Ocidental, um homem adulto que utiliza armas e destrói sem demonstrar fraquezas. E por incrível que parece aparentemente ainda o jogo não vinha tendo o sucesso esperado no ocidente, pelo menos o esperado pela CAPCOM. Ai a CAPCOM deixou o desenvolvimento da franquia para a Ninja Teory e mandou-a fazer algo completamente diferente. O resultado? Agora até os fãs da serie viraram a cara e estão criticando o jogo que ainda nem saiu. Logo, um belo tiro no pé dado pela própria CAPCOM.


O que o Japão precisa fazer, não apenas com relação a games, mas cinema, musica e outras áreas, procurar tornar sua cultura e história mais familiar para os demais povos, processo que vem sendo iniciado pelos animes (graças a internet), mas que ainda ocorre em escala muito pequena. Uma medida seria produzir mais filmes que retratem sua própria história, mas de forma que conseguissem atrair também o publico ocidental.

Gostamos de filmes como O Patriota, Pear Harbor dentre outros não apenas por serem bem feitos, mas por se tratarem de temas que acabamos por conhecer ao estudarmos em história. Agora quem vai se interessar por um jogo que se passa no período Senguko (eu me interesso, pois já o estudei e sei o quanto ele é fascinante, e por isso sou super fã de Samurai Warrior, franquia que também não faz muito sucesso no ocidente).

Por isso não se trata de ocidentalizar os jogos japoneses, mas sim, fazer um trabalho melhor de divulgação de sua cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário