Os cinegrafistas Hugh Miller e Doug Anderson, do documentário Frozen Planet, capturaram a formação de um brinicle pela primeira vez no mundo. Eu nem sabia o que era um brinicle até ver este vídeo (nem há tradução para o português, na verdade). E não acredito que algo assim possa mesmo acontecer.
Brinicles são colunas de gelo que se formam no oceano em condições bastante calmas, onde há um grande diferencial entre a temperatura da água (cerca de -1,9°C) e a temperatura do ar acima do gelo no mar (abaixo dos -20°C). A água menos fria flui para cima em direção ao ar e torna-se gelo. De acordo com a BBC, "o sal neste gelo recém-formado é concentrado e empurrado através dos canais de água salgada. E como ele é muito frio e salgado, ele é mais denso que a água abaixo dele." Isso o faz cair para dentro da água, criando fios de gelo que vão crescendo no brinicle.
Quando ele chega ao chão, ele começa a se expandir, matando tudo o que ele toca. Todo o processo leva de cinco a seis horas, de acordo com a equipe que o filmou, o que é surpreendentemente rápido. Miller disse que eles na verdade não sabiam de antemão quanto tempo isto iria levar: "O que vimos há uma semana estava ficando mais longo perante nossos olhos? isto levou apenas cinco, seis horas."
É possível encontrar brinicles nos polos norte e sul, mas estes foram filmados embaixo do gelo da ilha Little Razorback, perto do Arquipélago de Ross na Antártida. A equipe viu um crescendo na frente deles enquanto mergulhavam na área, e decidiram voltar para registrar em vídeo a formação de um novo brinicle. Esta e mais cenas incríveis farão parte do documentário Frozen Planet, filmado para a BBC One.
Fonte: Gismodo
Nenhum comentário:
Postar um comentário