quinta-feira, 26 de maio de 2011

[TECNOLOGIA, GAME] Microsoft cria algoritmo capaz de transformar imagens pixeladas de 8 ou 16-bit em imagens vetoriais.



Uma parceria entre um pesquisador da Microsoft e um pesquisador da Hebrew University teve resultados que podem ser a salvação (ou o pior pesadelo)  dos jogadores  retrô e puristas. Johannes Kopf e Dani Lischinski são os homens por trás de um algoritmo capaz de transformar imagens pixeladas de 8 ou 16-bit (como aquelas encontradas em jogos antigos) em imagens vetoriais.



Exemplos primitivos dessa tecnologia estão disponíveis há algum tempo (qualquer um que já jogou uma versão para PlayStation Network ou Xbox Live de um jogo retrô já se deparou com a opção de “amaciar” os gráficos), mas é a primeira vez que uma ferramenta dessas é desenvolvida exclusivamente para jogos clássicos – o que significa que ela é muito mais efetiva.


Essa ferramenta é capaz de analisar pixels e suas cores e, a partir daí, renderizar uma imagem de forma mais suave e detalhada. Existe uma explicação completa e complexa de como isso é feito, mas é mais legal pensar nisso como mágica por enquanto.


Fonte: kotaku

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